Quatro meses após lançado, Bing mantém ritmo de aumento e se aproxima de um décimo do mercado de buscas nos EUA em agosto, aponta comScore.
O buscador Bing, da MLíder absoluto, o Google perdeu participação de 0,1% no mesmo período e agora corresponde a 64,6% do setor. O Yahoo aparece na segunda posição com 19,3%. A participação da AOL caiu uma quantia não determinada, com o portal representando 3% do setor.
Os dados da comScore aparecem uma semana depois da consultoria Nielsen afirmar que o Bing, três meses após ser lançado, já correspondia a 10,7% do mercado de buscas em agosto.
Com isto, o Bing se posicionou como o buscador com crescimento mais rápido na lista da Nielsen, que também tem o Google na primeira posição, com 64,6%.
A participação do Bing corrobora o investimento que a Microsoft vem fazendo em seu buscador para que ele se posicione como concorrente real para o Google.
Além de novas ferramentas, como a Visual Search, em que os resultados congregam imagens em vez de links, a Microsoft fechou acordo para que o Yahoo use o Bing como seu motor de busca primário.
A aliança proposta - que ainda deve ser analisada e comprovada por órgãos antitruste - pode significar vantagens competitivas às duas empresas contra a dominação do Google.
"Não podemos subestimar o quanto entrincheirado o Google está no mercado de buscas e publicidade. Tirá-los de lá será um esforço em longo prazo. Na verdade, até mesmo se equiparar ao Google exigirá esforços sustentáveis em termos de inovação e investimento", disse o analista da consultoria The Gabriel Consulting Group, Dan Olds.