"Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau? Quem tem medo do lobo mau, lobo mau? Big Wizard tá na área e tá bombando! "
Agora vamos ao que interessa. Você concerteza já ouviu falar da BigN, só pode não se recordar de primeira de quem estou falando.
Estou falando é da super empresa japonesa criadora do Mário, sacou? É ela mesmo, a Nintendo, e como estou aqui no blog pra falar sobre jogos, nada mais justo do que começar com um pequeno tributo a essa grande empresa que é a Nintendo.
Revolução
Quem nunca teve orgulho de falar, "eu tenho um Nintendo"? O que eu posso dizer, não há videogame mais clássico em toda a história, se você nunca jogou Super Mário World, meu caro, você não sabe NADA sobre o mundo dos jogos.
Eu particularmente sempre achei que a nintendo é a impresa que mais conseguiu inovar, pense em jogos que lançaram todo um gênero, como o famoso Street Fighter 2, que mudou o modo como jogamos jogos de luta hoje.
Falando um pouco sobre a história, essa empresa praticamente dominou o mercado (seguida de perto pela SEGA tenho que admitir) até meados da década de 90, sempre com idéias inovadoras que revolucionavam o modo de se jogar.
A Má Fase
Quem nunca passou por uma? Claro que alguns culpam a própria Nintendo pelo fato de não ter conseguido dominar o mercado de vez, o que não é errado, mas nem sempre se pode prever o que acontece. Vamos aos fatos.
No começo da década de 90, a Nintendo estabeleceu uma parceria com a também japonesa Sony na criação de um periférico (acessório), para o SNES. Esse periférico se chamaria "Playstation". Ele seria a mais nova tecnologia em jogos, e acabaria com os caríssimos cartuchos, trocando a tecnologia para o CD (Compact Disc).
Muitos estarão esclamando de surpresa agora, pois essa é uma informação bombástica que a maioria não tinha nem ideia não é? Mas foi assim que ocorreu, e como nem tudo são rosas, aconteceu o dia fatídico da briga (Wikipedia tem maiores informações). A Sony se separou da Nintendo e foi trabalhar em seu próprio console, e a Nintendo estabeleceu uma nova parceria com a Phillips que nunca seguiu em frente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix7GKX9ZduaizdtZAE7Iv44ZSgNPdtzTA7d5oaQLXHnsCpT9RCVDwONU_Rfd6j9Rq8Kgnc8xqoDdD5NRvIjMRcH_0AnZehQ719Gn-Vtwp82wV5nhW58lJfoGbIg9EDXXPxtZiHMorm7D8w/s320/N64.jpg)
O resto da história imagino que todos saibam, ainda no começo da decada, pra ser mais preciso 94, o console de 64bits da Sony foi lançado, barato e usando a mídia CD foi um sucesso de vendas. A nintendo que não é boba nem nada respondeu a altura lançando o Nintendo 64, com títulos de gráficos surpreendentes em alguns casos (como mário 64), mas ainda usando cartuchos, o que acabou não dando tão certo quanto eles gostariam.
Assim foi a década de 90, não havia duas, e sim várias empresas apostando em seus consoles (além do Playstation e do N64, haviam ainda outros como o Saturn da SEGA ou o Jaguar da Atari) sendo o Jaguar da Atari primeiro console 128bits do mercado.
A maioria se manteve firme até o final de 98 quando foi anunciado ao mundo o lançamento do Playstation 2, que abafou todos os outros consoles, todas as empresas a partir daí se dedicaram somente aos jogos e não mais aos consoles, menos a BigN.
A verdadeira coragem está em nunca desistir!
E assim veio o Game Cube. Já ouviram falar? Alguns sim, outros não, depende muito de o quão interessado você é nessa área, não posso dizer que era um console ruim, muito pelo contrário, sua capacidade gráfica era tão boa se não maior que a do PS2. Simplesmente não fez sucesso. E assim se sucedeu até 2007, o ano da sétima geração.
Por que eu digo 2007 e não 2006? Porque a maioria das pessoas só foi realmente conhecer os 3 consoles da nova geração após perder o preconceito formado pelo PS3. E lá estava ele, o Project Revolution ou Nintendo Wii.
Cuidado para não quebrar nada!
Mais uma vez revolucionando totalmente a interação maquina-homem, a Nintendo lançou uma nova proposta, onde a qualidade gráfica não é o mais importante, o mais importante é deixar de ser sedentário, "levante-se, e aja!".
O Wii remote fez tanto sucesso que obrigou a Sony a contra-atacar com o SixAxis, suporte a movimento do DualShock 3. Mas me responda, você que ja jogou PS3, acha que realmente isso revoluvionou o controle como prometia a Sony?
"Diga-lhes que fico!"
E assim vem sendo a saga da Nintendo, empresa que inventou o D-Pad (direcionais em cruz), a tela sensível ao toque (Nintendo DS, sabia dessa?) o videogame portátil, o direcional analógico (uma das versões do controle de Nintendo 64), e por mais incrivel que pareça, até a ideia central do Playstation foi estabelecida pela própria Nintendo, que precisava da Sony somente pelo suporte a tecnologia Compact Disk.
E vocês, conhecem o Mário? Hi-hi! Se não conhecem, venham conhecer, quem sabe ele não vira amigo para todas as noites em claro?
Agora vamos ao que interessa. Você concerteza já ouviu falar da BigN, só pode não se recordar de primeira de quem estou falando.
Estou falando é da super empresa japonesa criadora do Mário, sacou? É ela mesmo, a Nintendo, e como estou aqui no blog pra falar sobre jogos, nada mais justo do que começar com um pequeno tributo a essa grande empresa que é a Nintendo.
Revolução
Quem nunca teve orgulho de falar, "eu tenho um Nintendo"? O que eu posso dizer, não há videogame mais clássico em toda a história, se você nunca jogou Super Mário World, meu caro, você não sabe NADA sobre o mundo dos jogos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXlE0zWqO89nNubpYy5VBqL-LTqJi0hsLqT6hUx-XmsoGyn-RdNkjIUtJG0MQaf7IxqnwagPkKpRIqve1dw3TtHNSiVrHShstTGpMK_WL8MZT6fGN-6qhiNWJEIqnIlJgSy-h2vDRyGYqL/s320/SNES.jpg)
Falando um pouco sobre a história, essa empresa praticamente dominou o mercado (seguida de perto pela SEGA tenho que admitir) até meados da década de 90, sempre com idéias inovadoras que revolucionavam o modo de se jogar.
A Má Fase
Quem nunca passou por uma? Claro que alguns culpam a própria Nintendo pelo fato de não ter conseguido dominar o mercado de vez, o que não é errado, mas nem sempre se pode prever o que acontece. Vamos aos fatos.
No começo da década de 90, a Nintendo estabeleceu uma parceria com a também japonesa Sony na criação de um periférico (acessório), para o SNES. Esse periférico se chamaria "Playstation". Ele seria a mais nova tecnologia em jogos, e acabaria com os caríssimos cartuchos, trocando a tecnologia para o CD (Compact Disc).
Muitos estarão esclamando de surpresa agora, pois essa é uma informação bombástica que a maioria não tinha nem ideia não é? Mas foi assim que ocorreu, e como nem tudo são rosas, aconteceu o dia fatídico da briga (Wikipedia tem maiores informações). A Sony se separou da Nintendo e foi trabalhar em seu próprio console, e a Nintendo estabeleceu uma nova parceria com a Phillips que nunca seguiu em frente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix7GKX9ZduaizdtZAE7Iv44ZSgNPdtzTA7d5oaQLXHnsCpT9RCVDwONU_Rfd6j9Rq8Kgnc8xqoDdD5NRvIjMRcH_0AnZehQ719Gn-Vtwp82wV5nhW58lJfoGbIg9EDXXPxtZiHMorm7D8w/s320/N64.jpg)
O resto da história imagino que todos saibam, ainda no começo da decada, pra ser mais preciso 94, o console de 64bits da Sony foi lançado, barato e usando a mídia CD foi um sucesso de vendas. A nintendo que não é boba nem nada respondeu a altura lançando o Nintendo 64, com títulos de gráficos surpreendentes em alguns casos (como mário 64), mas ainda usando cartuchos, o que acabou não dando tão certo quanto eles gostariam.
Assim foi a década de 90, não havia duas, e sim várias empresas apostando em seus consoles (além do Playstation e do N64, haviam ainda outros como o Saturn da SEGA ou o Jaguar da Atari) sendo o Jaguar da Atari primeiro console 128bits do mercado.
A maioria se manteve firme até o final de 98 quando foi anunciado ao mundo o lançamento do Playstation 2, que abafou todos os outros consoles, todas as empresas a partir daí se dedicaram somente aos jogos e não mais aos consoles, menos a BigN.
A verdadeira coragem está em nunca desistir!
E assim veio o Game Cube. Já ouviram falar? Alguns sim, outros não, depende muito de o quão interessado você é nessa área, não posso dizer que era um console ruim, muito pelo contrário, sua capacidade gráfica era tão boa se não maior que a do PS2. Simplesmente não fez sucesso. E assim se sucedeu até 2007, o ano da sétima geração.
Por que eu digo 2007 e não 2006? Porque a maioria das pessoas só foi realmente conhecer os 3 consoles da nova geração após perder o preconceito formado pelo PS3. E lá estava ele, o Project Revolution ou Nintendo Wii.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEflbXB1tRjo_TcGp6GbDjUqzhXB9IqRRqjLfBm0FE1DfQY879Hudq8yfcXeMoMcnHyG4TiHXM5OSUiWjBmmecvdVKyrB9GrRkjcBPom-162nz8F7BWs7k9tnYGiOGTvL-d83tAbiIqoCH/s320/Wii.jpg)
Mais uma vez revolucionando totalmente a interação maquina-homem, a Nintendo lançou uma nova proposta, onde a qualidade gráfica não é o mais importante, o mais importante é deixar de ser sedentário, "levante-se, e aja!".
O Wii remote fez tanto sucesso que obrigou a Sony a contra-atacar com o SixAxis, suporte a movimento do DualShock 3. Mas me responda, você que ja jogou PS3, acha que realmente isso revoluvionou o controle como prometia a Sony?
"Diga-lhes que fico!"
E assim vem sendo a saga da Nintendo, empresa que inventou o D-Pad (direcionais em cruz), a tela sensível ao toque (Nintendo DS, sabia dessa?) o videogame portátil, o direcional analógico (uma das versões do controle de Nintendo 64), e por mais incrivel que pareça, até a ideia central do Playstation foi estabelecida pela própria Nintendo, que precisava da Sony somente pelo suporte a tecnologia Compact Disk.
E vocês, conhecem o Mário? Hi-hi! Se não conhecem, venham conhecer, quem sabe ele não vira amigo para todas as noites em claro?
Sempre gostei do Super Nintendo rsrs
Eu não tive escolha, não tinha dinheiro pra outro, ^^ , mas foi um videogame que me rendeu ótimos momentos de diversão;
Só uma correção, o Street Fighter hoje é um jogo multiplataforma, e é desenvolvido pela Capcom (a mesma de Resident Evil), mas naquela época era exclusivo para Super Nintendo.
Mas na minha opinião, a única versão que valeu e vale a pena jogar é o Street Foghter 2, sem desmercer os da nova geração, dos quais nunca nem cheguei perto, xD.