É big, é big, é big é bigN

"Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau? Quem tem medo do lobo mau, lobo mau? Big Wizard tá na área e tá bombando! "

Agora vamos ao que interessa. Você concerteza já ouviu falar da BigN, só pode não se recordar de primeira de quem estou falando.

Estou falando é da super empresa japonesa criadora do Mário, sacou? É ela mesmo, a Nintendo, e como estou aqui no blog pra falar sobre jogos, nada mais justo do que começar com um pequeno tributo a essa grande empresa que é a Nintendo.

Revolução

Quem nunca teve orgulho de falar, "eu tenho um Nintendo"? O que eu posso dizer, não há videogame mais clássico em toda a história, se você nunca jogou Super Mário World, meu caro, você não sabe NADA sobre o mundo dos jogos.

Eu particularmente sempre achei que a nintendo é a impresa que mais conseguiu inovar, pense em jogos que lançaram todo um gênero, como o famoso Street Fighter 2, que mudou o modo como jogamos jogos de luta hoje.

Falando um pouco sobre a história, essa empresa praticamente dominou o mercado (seguida de perto pela SEGA tenho que admitir) até meados da década de 90, sempre com idéias inovadoras que revolucionavam o modo de se jogar.

A Má Fase

Quem nunca passou por uma? Claro que alguns culpam a própria Nintendo pelo fato de não ter conseguido dominar o mercado de vez, o que não é errado, mas nem sempre se pode prever o que acontece. Vamos aos fatos.

No começo da década de 90, a Nintendo estabeleceu uma parceria com a também japonesa Sony na criação de um periférico (acessório), para o SNES. Esse periférico se chamaria "Playstation". Ele seria a mais nova tecnologia em jogos, e acabaria com os caríssimos cartuchos, trocando a tecnologia para o CD (Compact Disc).

Muitos estarão esclamando de surpresa agora, pois essa é uma informação bombástica que a maioria não tinha nem ideia não é? Mas foi assim que ocorreu, e como nem tudo são rosas, aconteceu o dia fatídico da briga (Wikipedia tem maiores informações). A Sony se separou da Nintendo e foi trabalhar em seu próprio console, e a Nintendo estabeleceu uma nova parceria com a Phillips que nunca seguiu em frente.

O resto da história imagino que todos saibam, ainda no começo da decada, pra ser mais preciso 94, o console de 64bits da Sony foi lançado, barato e usando a mídia CD foi um sucesso de vendas. A nintendo que não é boba nem nada respondeu a altura lançando o Nintendo 64, com títulos de gráficos surpreendentes em alguns casos (como mário 64), mas ainda usando cartuchos, o que acabou não dando tão certo quanto eles gostariam.

Assim foi a década de 90, não havia duas, e sim várias empresas apostando em seus consoles (além do Playstation e do N64, haviam ainda outros como o Saturn da SEGA ou o Jaguar da Atari) sendo o Jaguar da Atari primeiro console 128bits do mercado.

A maioria se manteve firme até o final de 98 quando foi anunciado ao mundo o lançamento do Playstation 2, que abafou todos os outros consoles, todas as empresas a partir daí se dedicaram somente aos jogos e não mais aos consoles, menos a BigN.

A verdadeira coragem está em nunca desistir!

E assim veio o Game Cube. Já ouviram falar? Alguns sim, outros não, depende muito de o quão interessado você é nessa área, não posso dizer que era um console ruim, muito pelo contrário, sua capacidade gráfica era tão boa se não maior que a do PS2. Simplesmente não fez sucesso. E assim se sucedeu até 2007, o ano da sétima geração.

Por que eu digo 2007 e não 2006? Porque a maioria das pessoas só foi realmente conhecer os 3 consoles da nova geração após perder o preconceito formado pelo PS3. E lá estava ele, o Project Revolution ou Nintendo Wii.

Cuidado para não quebrar nada!

Mais uma vez revolucionando totalmente a interação maquina-homem, a Nintendo lançou uma nova proposta, onde a qualidade gráfica não é o mais importante, o mais importante é deixar de ser sedentário, "levante-se, e aja!".

O Wii remote fez tanto sucesso que obrigou a Sony a contra-atacar com o SixAxis, suporte a movimento do DualShock 3. Mas me responda, você que ja jogou PS3, acha que realmente isso revoluvionou o controle como prometia a Sony?

"Diga-lhes que fico!"

E assim vem sendo a saga da Nintendo, empresa que inventou o D-Pad (direcionais em cruz), a tela sensível ao toque (Nintendo DS, sabia dessa?) o videogame portátil, o direcional analógico (uma das versões do controle de Nintendo 64), e por mais incrivel que pareça, até a ideia central do Playstation foi estabelecida pela própria Nintendo, que precisava da Sony somente pelo suporte a tecnologia Compact Disk.

E vocês, conhecem o Mário? Hi-hi! Se não conhecem, venham conhecer, quem sabe ele não vira amigo para todas as noites em claro?
2 Responses
  1. Sempre gostei do Super Nintendo rsrs


  2. frlwolf Says:

    Eu não tive escolha, não tinha dinheiro pra outro, ^^ , mas foi um videogame que me rendeu ótimos momentos de diversão;

    Só uma correção, o Street Fighter hoje é um jogo multiplataforma, e é desenvolvido pela Capcom (a mesma de Resident Evil), mas naquela época era exclusivo para Super Nintendo.
    Mas na minha opinião, a única versão que valeu e vale a pena jogar é o Street Foghter 2, sem desmercer os da nova geração, dos quais nunca nem cheguei perto, xD.